ufrpe.br Acessibilidade na UFRPE | PROPLAN
 

Acessibilidade na UFRPE

RESULTADOS 1º TRIMESTRE 2024 

  • Elaboração do Plano Estratégico e Gerencial do Naces 2024;
  • Análise e Preenchimento Plano de Ações - CPA;
  • Representação do Naces no Encontro Nacional de coordenadores dos Núcleos de Acessibilidade, ocorrido no período de 12 a 14 de março em Brasília;
  • Reunião com os Diretórios Acadêmicos da UFRPE;
  • Apresentação do NACES às recepções de calouros
  • Promoção de campanhas para o calendário inclusivo;
  • Contratação de novos intérpretes terceirizados;
  • Interpretação em Eventos Institucionais
  • Acompanhamento de Intérpretes a estudantes surdos: 16 estudantes acompanhados;
  • Atendimento Pedagógico a Estudantes - 17 estudantes atendidos;
  • Gravação e Edição de Vídeos em Libras;
  • Atendimento de Familiares de estudantes;
  • Apoio na Organização de Coletivos: Coletivos de Mães de Estudantes com TEA e Coletivos de Estudantes NEE da UFRPE;
  • Acompanhamento dos Programas de Tutoria por Pares (junto com a PREG) e Programa de Acessibilidade (junto com a Progesti);
  • Formação com a Coordenação do Programa de Doutorado RENOEN;
  • Reuniões para Institucionalização das Seções de Acessibilidade nas unidades;
  • Reuniões com o GT de Acessibilidade;
  • Participação em Projetos de Pesquisa sobre Inclusão.
  • RESULTADOS 4º TRIMESTRE 2023
Outubro
  • Elaboração e Acompanhamento dos Processos Seletivos para o Programa de Tutoria por Pares, junto com a PREG, e o Programa de Acessibilidade, junto com a Progesti;
  • Formação dos tutores - Tutoria por Pares;
  • Treinamento de monitores do Programa Acessibilidade;
  • Atendimento a discentes para Orientações Pedagógicas;
  • Áudio-descrição da Colação de Grau 2022.2;
  • Reunião de Formação Docente com os professores do curso de Administração;
  • Palestra sobre inclusão com foco no curso de Química durante a “Semana de Química” - Cegoe;
  • Reunião de formação docente com os docentes do curso de Ciências Sociais;
  • Oferta do serviço de interpretação em Libras a estudantes surdos em sala de aula e em outras atividades acadêmicas;
  • Oferta do serviço de interpretação em Libras em eventos;
  • Gerenciamento das redes sociais do Naces;
  • Atendimento a discente do Codai, acompanhado de sua mãe.
Novembro
  • Reuniões com docentes de diversos cursos para Orientações;
  • Atendimento a discente para Orientações Pedagógicas;
  • Construção do Guia de Acessibilidade para Discentes;
  • Reunião com Seção de Acessibilidade da UEADTec;
  • Participação na Comissão de Monitoria entre Pares CODAI/Naces;
  • Gerenciamento de rede social do Naces;
  • Oferta do serviço de interpretação em Libras a estudantes surdos em sala de aula e em outras atividades acadêmicas;
  • Oferta do serviço de interpretação em Libras em eventos;
  • Elaboração e Acompanhamento do Processo Seletivo para o Programa de Tutoria por Pares para a UACSA;
  • Oferta de Formação Docente sobre "Adaptações Pedagógicas para estudantes com TDAH";
  • Reuniões com PREG e DQV sobre atendimento pedagógico a estudantes fora do público-alvo do Naces.
Dezembro
  • Adaptação das cédulas eleitorais para consulta eleições Reitoria;
  • Atendimento Equipe de Bibliotecas do Compaz;
  • Oferta do serviço de interpretação em Libras a estudantes surdos em sala de aula e em outras atividades acadêmicas;
  • Oferta do serviço de interpretação em Libras em eventos;
  • Construção do Guia de Acessibilidade para Discentes;
  • Orientação sobre Tecnologia Assistiva;
  • Sugestões para reescrita de trecho sobre COAA (Regulamento Geral da Graduação);
  • Reunião com Reitoria com discentes sobre questões de acessibilidade na UFRPE;
  • Acessibilidade da UFAPE;
  • Gerenciamento de rede social do Naces;
  • Desenvolvimento do site do Naces;
  • Curso de Formação aos tutotes do Progama de Tutoria por Pares - UACSA.

 

RESULTADOS 3º TRIMESTRE DE 2023

 

  • Organização de documentação para o ingresso do Naces no PGD;

  • Gestão da equipe de interpretação e do serviço de interpretação;

  • Acompanhamento a estudantes usuários(as) de Libras em sala de aula;

  • Interpretação na defesa de mestrado - Ensino da Ciências;

  • Interpretação nas reuniões do GT de Educação Inclusiva;

  • Interpretação na JEPEX;

  • Interpretação na JOLIPE;

  • Interpretação do Edital da Seleção de Doutorado da Renoen;

  • Elaboração do edital do Programa Acessibilidade;

  • Atendimento a estudantes;

  • Envio de orientações às coordenações de cursos;

  • Gestão do Programa de Tutoria por Pares;

  • Reuniões de articulação para  comissão de acolhimento (solicitação dos nomes dos membros pelas coordenações);

  • Reunião com professores sobre adaptações pedagógicas;

  • Organização e realização do III Seminário de Acessibilidade e Inclusão da UFRPE;

  • Reuniões de alinhamento sobre as entrevistas multidisciplinares;

  • Atendimento ao setor de Serra Talhada sobre Programa de Tutoria;

  • Realização das entrevistas multidisciplinares com os estudantes ingressantes PCDs cotistas;

  • Elaboração de Edital para Seleção de Novos Tutores na Sede e nas Unidades;

  • Participação na banca de uma estudante do curso de pedagogia;

  • Reuniões com direção do CODAI para alinhar o atendimento de estudantes PCDs;

  • Solicitação de certificados junto à PREG para os monitores concluintes;

  • Entrevistas multidisciplinares com os estudantes ingressantes da UABJ;

  • Reunião com DRCA e PREG sobre matrículas antecipadas;

  • Realização de Oficina de Libras para os tutores do Programa de Tutoria por Pares;

  • Reunião Rede Rebeca (inscrição dos discentes na Rede);

  • Participação no GT de Educação Inclusiva;

  • Reunião com Seção de Acessibilidade UAEADTec sobre publicação do Guia de Acessibilidade em Eventos;

  • Participações nas visitas do MEC para Recredenciamento de Unidades e Cursos;

  • Orientações de Acessibilidade física para UABJ;

  • Reunião com CPA sobre os resultados da avaliação da UFRPE sobre as questões de acessibilidade;

  • Participação na Comissão de Heteroidentificação;

  • Reunião com estudantes usuários de Libras sobre o início do novo semestre letivo;

  • Reunião com a equipe de interpretação sobre o início do novo semestre letivo.

 

RESULTADOS 2º TRIMESTRE DE 2023

Seção de Apoio Pedagógico:

  • Oferta e participação em formações/capacitações que abordam as temáticas da Acessibilidade e Inclusão: 5

  • Reuniões e outras atividades que tratam do Programa de Tutoria por Pares: 8

  • Orientações pedagógicas a docentes sobre adaptações pedagógicas: 8

  • Reuniões com outros departamentos da UFRPE sobre o atendimento a discentes PCD's: 7

  • Atendimento e orientações a discentes PCD's: 9

  • Participações em GT de Educação Inclusiva: 2

  • Discussão para pesquisas na área de Inclusão:

  • Participação em Eventos que abordam as temáticas de Acessibilidade e Inclusão: 1

  • Reunião com a equipe de estágio das Baterias Moura.

Seção de Adaptação de Materiais Pedagógicos:

  • Consultoria em acessibilidade no site da UEADTec;

  • Instalação de placas em  braille na UEADTec;

  • Participação no recredenciamento da UFRPE (visita do MEC): 2

  • Reuniões com a rede Rebeca sobre acessibilidade de acervos bibliográficos: 2

  • Participação na construção do Guia de Eventos Acessíveis, junto com a PROEXC.

Seção de Interpretação em Libras:

  • Atendimento de 15 discentes surdos(as) em todas as disciplinas em que estão inseridos na graduação e na pós-graduação;

  • Acessibilidade em eventos institucionais: 6

  • Acessibilidade na defesa de mestrados/doutorados: 2

  • Oferta de formação para equipe de interpretação: 1

Gestão do Naces

  • Acompanhamento e participação nas demandas das Seções vinculadas ao Naces;

  • Resposta ao PLS 2022;

  • Mudança do espaço físico do Naces;

  • Contribuição no questionário do CPA;

  • Planejamento do III Seminário de Acessibilidade da UFRPE, a acontecer em setembro;

  • Planejamento das compras a serem realizadas em 2023.

 

RESULTADOS 3º TRIMESTRE DE 2022

 

DIRETRIZ - Fortalecimento do ensino flexível, atual e inclusivo como princípio norteador da abordagem didático-pedagógica, na perspectiva da educação inclusiva

- Foram realizadas reuniões com docentes e /ou com coordenadores de cursos para dar orientações sobre adaptações e estratégias de ensino voltadas às pessoas com deficiência;

- Envio de orientações sobre Inclusão Educacional para todas as coordenações de cursos;

- Elaboração e Publicação do Guia de Acessibilidade para Docentes;

- Participação no Encontro Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária;

- Participação no Workshop da Rede Rebeca, a fim de buscar novas tecnologias para educação inclusiva;

- Participação no GT de Educação Inclusiva.

DIRETRIZ - Garantia de condições adequadas de atendimento especializado aos(às) estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs)

- Acompanhamento de estudantes surdos(as) em sala de aula, tanto na graduação quanto no mestrado: Neste período, 16 estudantes surdos(as) foram acompanhados integralmente pela equipe de interpretação do NACES.

- Acompanhamento de alguns estudantes com deficiência e/ou com transtornos de aprendizagem por monitores apoiadores, através do Programa Monitor Apoiador, ofertado através de uma parceria entre a PREG e o NACES;

- Foram realizadas reuniões com discentes com deficiência com o objetivo de traçar orientações pedagógicas para melhor aprendizagem desses(as).;

- Realização de palestras pedagógicas sobre acessibilidade às turmas de estudantes com deficiência;

- Aquisição de mais lupas eletrônicas para uso de pessoas com deficiência visual.

DIRETRIZ - Aprofundamento da política institucional de inclusão, com valorização de ações voltadas ao segmento das pessoas com deficiência/necessidades especiais

- Submissão da proposta de uma Política de Acessibilidade para a UFRPE;

- Atualização do Regimento Interno do NACES. 

Outras atividades

- Realização do Cine Inclusão, em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência;

- Realização de Curso sobre Áudio-Descrição para a equipe do DQV;

- Realização de Curso de Libras para servidores e servidoras, através da Progepe;

- Vistoria aos espaços da UFRPE para elaboração do Plano de Garantia de Acessibilidade, exigido para o recredenciamento das IFEs.

 

ACESSE OS RESULTADOS 2021

Acesse mais informações sobre a Acessibilidade na UFRPE.