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Prestação de Contas

Nesta página é possível visualizar os principais resultados alcançados no âmbito da gestão estratégica institucional, a partir do ano de 2020.

Resultados 2024

 

I) INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS E INDICADORES:

A principal função dessa Coordenadoria da Proplan é atuar no fortalecimento da cultura da transparência, para isso contribuiu principalmente com a organização do Relatório de Gestão 2023, aprovado pelo CONSU em março de 2024, e com a manutenção do site de Prestação de Contas Institucional.

Também fortalecendo a transparência institucional, a Proplan finalizou o Censo da Educação Superior 2023 (Decreto 6.425/2008), a partir da alimentação de dados institucionais no sistema do INEP. Saliente-se que nos censos de 2020, 2021 e 2022 as informações estão incompletas devido ao atraso no calendário acadêmico por conta da pandemia de covid19. Em relação ao Censo 2023 as informações também estão parciais devido ao trancamento do semestre 2023.2 que ajustou o calendário acadêmico ao ano civil. Para acessar acessar os dados do Censo da UFRPE, clique aqui. Acesse também os resultados no site do INEP.

Além disso, houve a elaboração e divulgação do Manual de Transparência e Prestação de Contas, com orientações sobre a prestação de contas pelos gestores da UFRPE na página de Transparência e Prestação de Contas da UFRPE. Acesse aqui.

Outra importante contribuição foi o Guia Prático para o Relatório de Gestão, com o objetivo de trazer orientações sobre a forma de construção desse documento para fins de prestação de contas. Acesse aqui.

Em relação aos indicadores da UFRPE, pode-se mencionar a elaboração da TSG 2022 por curso.

Continuamente há a orientação aos setores administrativos da UFRPE com relação à prestação de contas, por meio  de reuniões, atendimentos de modo presencial e online, bem como o atendimento a diversas demandas de informações sobre dados institucionais, divulgação das mesmas no site da Proplan. 

II) PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL:

- Plano de Desenvolvimento Institucional  (PDI):
Publicação de Relatório de acompanhamento dos resultados do PDI (ano base 2023), atualização do painel de monitoramento no Power BI
Apresentação dos resultados do PDI para a Gestão Superior (Comissão Executiva do PDI)

- Revisão do PDI:
Atualização e Mobilização de Comissão Executiva para revisão do PDI - aprovação do Projeto de Revisão do PDI com a comissão executiva 
Atualização de Guia para orientação das Comissões Temáticas
Inscrição para participação nas comissões Temáticas

- Projetos de Desenvolvimento Institucional da Unidade (PDIU) - Parecer positivo para andamento dos PDIUS do Núcleo de Internacionalização (NINTER/IPÊ) e Núcleo de Empreendorismo e Inovação (NEI/IPÊ).
-  Planejamentos Setoriais:
Diagnóstico dos planejamentos setoriais (aplicação de formulários aos departamentos, pró-reitorias, unidades acadêmicas e órgãos da administração e elaboração de relatório)

Apresentação do Diagnóstico em reunião de Diretores
Assessoramento do planejamento da AUDIN (Fase de Objetivos e Planos de Ação)

Assessoramento dos planejamentos da UACSA e do NACES (início), palestra sobre Planejamento Estratégico com foco em Objetivos, Indicadores e Metas na elaboração de projetos PIBID.
-  Recredenciamento da UFRPE:
Organização de evidências para o recredenciamento da UFRPE

-  Reestruturação PROPLAD:
Construção com PROAD e equipe da PROPLAN da estrutura e regimento da PROPLAD 

III) RISCOS E INTEGRIDADE:

Exame e interpretação do questionário do iESGo;

Reuniões com os gestores envolvidos no questionário do iESGo;

Revisão das respostas das Unidades Organizacionais envolvidas no questionário do iESGo;

Consolidação das respostas, formalização no sistema e envio ao TCU do questionário iESGo;

Envio de respostas aos pedidos solicitados pela equipe de transição da gestão superior da UFRPE;

Reuniões internas com os servidores e a gestão da PROPLAN;

Reunião com a AUDIN com o objetivo de fortalecer a gestão de riscos nos processos auditados;

Contribuição na elaboração do Relatório de gestão no que concerne a temática de Governança, Gestão de Riscos e Integridade;

Atualização no sistema e-Aud no que concerne as recomendações apontadas na Auditoria Interna realizada pela AUDIN no tocante á Integridade na UFRPE;

Reuniões com os gestores envolvidos no questionário de Integridade da CGU;

Revisão das respostas das Unidades Organizacionais envolvidas no questionário de Integridade da CGU;

Consolidação das respostas, formalização no sistema e envio ao TCU do questionário de Integridade da CGU;

Apresentação sobre o Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos para os novos gestores do respectivo Comitê;

Reunião com o Comitê de Ética e com o SIC acerca do trabalho de ações de Integridade na UFRPE;

Elaboração do Ofício de atualização dos membros do Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos;

Elaboração do curso sobre Governança e Gestão de Riscos;

Finalização da minuta da política de combate à fraude e a corrupção;

Reunião com a Ouvidoria para apoiar o gerenciamento de riscos em seus processos;

Reuniões com a gestão sobre a nova estrutura da CGR;

Participação no II Ciclo de palestras com o tema: Integridade na UFRPE;

Auxiliar na resposta ao questionário The Impact Rankings, no que compete a esta coordenadoria;

Atualização da matriz de avaliação da maturidade da gestão de riscos para auxiliar a Audin no PAINT/2025;

Finalização do curso de Governança e gestão de Riscos.

 IV) SUSTENTABILIDADE:

Gestão da Logística Sustentável:

  • Monitoramento Plano de Logística Sustentável – 2022 / 2023:

    • Condução das atividades da Comissão Executiva e apoio à Comissão Mobilizadora;

    • Cadastro de objetivos, indicadores e metas do PLS na plataforma de gerenciamento do TRELLO;

    • Coleta e tratamento de dados para elaboração do relatório preliminar de resultados do PLS 2022/2023, exercício 2023;

    • Elaboração e divulgação do Relatório de Acompanhamento do PLS 2022/2023 - Exercício 2023;

    • Prorrogação da vigência do PLS 2022/2023 até dez. 2024;

    • Reunião com setores executores do PLS para alinhamentos de metas e ações para 2024;

    • Acompanhamento dos resultados e ações do PLS 2022/2023 para os 1°, 2° e 3° trimestres de 2024.

  • Planejamento Novo Plano Diretor de Logística Sustentável da UFRPE:

    • Estudo das novas normativas sobre elaboração e implementação do PLS;

    • Condução das atividades de planejamento e elaboração do novo PLS da UFRPE, em alinhamento com as novas normativas;

    • Elaboração de apresentações para Comissões Mobilizadora e Executiva sobre nova metodologia de elaboração do PLS, conforme Caderno Referencial.

  • Projetos e Consultoria:

    • Apoio, consultoria e articulação interna para execução de projetos, em sua área de competãncia.

  • Fomento à cultura da sustentabilidade na UFRPE:

    • Execução da campanha mensal de educação ambiental “Sustentabilidade em Foco” no Instagram da PROPLAN.
       

Gestão e Governança:

  • Acompanhamento e monitoramento das metas do PDI relativas à Gestão Socioambiental:

    • Apoio na construção do Relatório de Gestão, a partir do levantamento e disponibilização de dados relativos à sustentabilidade;

    • Monitoramento do PDI (objetivos específicos gestão socioambiental (92 a 96) e objetivos estratégicos (11 e 17));

    • Coordenação e participação nos GT e Comissões do PDI: participação em reuniões, elaboração de manuais de elaboração de planos de ação institucionais, elaboração de documentos e planos institucionais

      • Participação no GT de Educação Inclusiva e Igualitária (objetivo específico 96);

      • Condução/coordenação das atividades da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UFRPE (objetivo específico 95).

  • Apoio no preenchimento do questionário iESGo: Disponibilização de informações sobre sustentabilidade.

 

Relações e Parcerias Interinstitucionais Estratégicas em Sustentabilidade:

  • Articulação para parceria UFRPE (CS/PROPLAN e PROExC), cooperativa COOCENCIPE, Instituto Intercidadania e Prefeitura de Olinda - Projeto “1° Centro de Formação para Gestão de Materiais Recicláveis”.

  • Articulação com o HUB ODS Pernambuco/Pacto Global.

  • Articulação com Global Reporting Iniciative (GRI), Instituto Ipê e FADURPE para formação de parceria (GRI x UFRPE) para criação de Centro de Treinamento em Certificação na UFRPE.

  • Articulação para parceria entre UFRPE e Grupo Iquine.

 

Gestão da informação e performance em sustentabilidade:

  • Conquista da Certificação Selo ODS Educação 2023, com treze projetos certificados.

  • Organização de Solenidade de certificação interna dos projetos da UFRPE contemplados no Selo ODS Educação 2023 (09/05/2024)

  • Elaboração de Relatório de participação da UFRPE no Selo ODS 2023;

  • Divulgação do resultado da UFRPE no THE Impact Rankings 2024;

  • Condução das atividades para candidatura da UFRPE como HUB ODS UNAI;

  • Gestão da participação da UFRPE no Selo ODS Educação 2024:

    • Planejamento e elaboração de metodologia de coleta de dados;

    • Coleta, tratamento e submissão de dados;

    • Orientações aos participantes da UFRPE sobre os processos de participação para certificação.

  • Gestão da participação da UFRPE no THE Impact Rankings 2025, em parceria com NINTER/IPÊ:

    • Planejamento e elaboração de metodologia de coleta de dados.

 

Representação institucional:

  • Grupos e redes em sustentabilidade:

    • Participação na Rede ODS Brasil:

      • Participação nas reuniões ordinárias (mensais);

      • Participação no Grupo de Trabalho Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (GT SNCTI).

    • Participação na Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (Rede UniSustentável):

      • Atuação na Coordenação-Adjunta da Rede UniSustentável;

      • Participação nas reuniões ordinárias (bimestrais);

      • Atuação nos Grupos de Trabalho: Capacitação; PLS; Eventos; Levantamento de práticas de sustentabilidade nas IES

      • Organização de evento da Rede sobre o Dia da Terra.

    • Participação no Fórum de Universidades pela Paz (FOUP)

      • Atuação no Grupo de Trabalho “Eixo Sustentabilidade Urbana e Rural”: reuniões mensais.

  • Participação em comissões internas:

    • Grupo de Trabalho da Jornada do Dia da Terra 2024: 

      • participação em diversas reuniões de operacionalização de ações na UFRPE e articulação interinstitucional para a Jornada Dia da Terra 2024;

      • apoio nas atividades de organização da Jornada.

    • Participação no Comitê de Saúde Única da UFRPE.

    • Comissão de Articulação para parceria com Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC)/Programa Computadores para Inclusão.

  • Participação em comissões externas:

  • Participação em eventos:

    • II Seminário Nacional para Fortalecimento das IFES e Boas Práticas Acadêmicas: Inovação e Sustentabilidade (29/02/2024);

    • Evento de Certificação do Selo ODS 2023 (05/03/2024);

    • Seminário Cuidar da Natureza - Jornada Dia da Terra (17/04/2024);

    • Solenidade do Dia da Terra 2024 (22/04/2024);

    • Evento Ambição HUB ODS Pernambuco (24/04/2024);

    • I Seminário de Educação Ambiental de Pernambuco (06 e 07/08/2024);

    • Evento Pernambuco em Perspectiva - Planos de Sustentabilidade (17/09/2024)

 

V) MODERNIZAÇÃO ORGANIZACIONAL:

Gerenciamento de Processos 
  • Conclusão e divulgação do Painel de processos 2023: análise e ajuste em todas as planilhas enviadas e respondidas pelas unidades da UFRPE, elaboração de documento para apresentação dos resultados e divulgação no site da PROPLAN. Acesse no link.
  • Mapeamento de processos 2023 PRPG;
  • Mapeamento de processos 2023 PROGEPE;

Gestão de Estrutura Organizacional

  • Controle da planilha de atualização de sistemas de gestão de estrutura organizacional;
  • Compilar mudanças estruturais aprovadas pelo CONSU -  elaborar planilha de resoluções 2023 analisar resoluções CONSU enviadas pela SEG 
  • Análise de minutas de alteração de estrutura e regimento interno: Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST;
  • Gestão da estrutura organizacional da UFRPE no SIGADMIN (sistema de gestão interno): atualização de cadastro de 50 unidades e cadastramento de 14 novas unidades;
  • Elaboração/alteração de 10 organograma e planilha de estrutura;.
  • Consultoria/orientação para 2 unidades;
  • Gestão da estrutura organizacional da UFRPE no Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal –SIORG: 10 propostas de atualização de estrutura;
  • Monitorar alterações na estrutura organizacional da UFRPE - formulário pesquisa estrutura: Elaborar relatório de estrutura organizacional anual (meta PDI)  - finalizar e aplicar formulário de pesquisa sobre regimentos a ser realizado nos departamento;
  • Atuar como unidade seccional do SIORG mantendo contato permanente com o Ministério da Economia.

Gestão administrativa

  • Controle Trello - controle das atividades com utilização do Trello;
  • Controle e monitoramento das metas da CMO inseridas no PDI;
  • Análise e consolidação das informações inseridas pelas coordenadorias na tabela de atividades PROPLAN (PGD);
  • Responder manifestações internas e externas relacionadas à área de atuação - Documento em solicitação ao Ofício Circular nº 0001/2024/ CTGS/UFRPE da Comissão de Transição da Gestão Superior;
  • Auxiliar nas exigências e respostas aos órgãos de controle (CGU E TCU) -  questionário iESGo;
    Responder manifestações internas e externas relacionadas à área de atuação - Documento em solicitação ao Ofício Circular nº 00031/2024/CTGS/UFRPE da Comissão de Transição da Gestão Superi
  • Atualização site PROPLAN ou site UFRPE;
  • Ações relacionadas a autoavaliação institucional

Acesse o relatório detalhado de modernização organizacional de jan-mar/24 no link

 

I) SIC - SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO: 

A partir da publicação da resolução nº 363/2023 do CONSU, de 14/08/2023, o Serviço de Informação ao Cidadão passou a integrar a Estrutura Organizacional da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica – PROPLAN.

Aliado ao objetivo de transparência por meio da gestão do SIC, a PROPLAN incorporou as atribuições legais do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer – DPO) na UFRPE, designado por meio da Portaria GBR/UFRPE nº 1.111 de 30/08/2023, consoante exigência da Lei 13.709/2018 (LGPD).

 

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão  -  Fala.Br/CGU – 07/2024:

  • 140 pedidos de acesso à informação (30/07/2024);

  • Taxa de resolução = 100%;

  • 0% de omissões - posição geral nº 321 de 321 instituições que, empatadas, não registram descumprimento da LAI quanto aos prazos de resposta;

  • Tempo médio de resposta 7,35 dias (ranking de 50° dentre os 321 órgãos da Administração Pública Federal com adesão ao Fala.BR).

Transparência e Acesso à Informação:

  • Atualização de itens de transparência ativa na aba de “Acesso à Informação” do endereço institucional da UFRPE, com cumprimento de 100% das informações exigidas e manutenção do 1º lugar nacional em ranking de cumprimento da CGU;

  • Elaboração do Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação na UFRPE;

  • Respostas ao Questionário iESGo/TCU – Transparência e Dados Abertos.

Pareceres como Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação em recursos no Fala.Br:

  • NUP 23546.003487/2024-04;

  • NUP 23546.059105/2024-99.

Manifestações de Auditoria:

Interna -  (e-Aud): Atualização e monitoramento de recomendações de Auditoria Interna de Ids - #1438861, #1438867, #1438874.

Externa: Conclusão de auditoria a que se refere o OFÍCIO 0529/2024-TCU - Conecta-TCU.

Representação Institucional (Encarregado LGPD):

  • Programa de Apoio ao Diagnóstico do PPSI (Programa de Privacidade e Segurança da Informação) PPSI junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - Ciclo 2;

  • Programa de Apoio ao Diagnóstico do PPSI (Programa de Privacidade e Segurança da Informação) PPSI junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - Planejamento Ciclo 3.

 Ecossistema de proteção de dados pessoais:

  • Exercício de presidência do Comitê Gestor de Privacidade e Proteção de Dados CGPPD;

  • Framework de Privacidade e Segurança da Informação (Diagnóstico de Adequação) – Revisão de 8 Controles e acompanhamento de 22 medidas de privacidade programadas até 30/06/2024;

  • Framework de Privacidade e Segurança da Informação - Ciclo 3 (Diagnóstico de Adequação) – Revisão de 9 Controles e acompanhamento de 12 medidas de privacidade programadas até 31/12/2024;

  • Criação do menu LGPD no site institucional - aba Acesso à Informação.

Intervenções em Incidentes de Privacidade

  • Exposição de dados pessoais de estudantes da UFRPE - CODAI;

  • Manifestação de Ouvidoria - Solicitação nº 23546.041267/2024-71;

  • Manifestação de Ouvidoria - Solicitação nº 23546.009790/2024-11.

Assessorias Institucionais:

  • Adequação à LGPD em formulário de projeto musical da CCAC;

  • Adequação de documentos ostensivos/restritos em termos de reconhecimento de dívida no SIPAC;

  • Solicitação de informações pessoais vinculadas à Apólice Sulamérica.

 

 

 

Resultados 2023 

I) INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS E INDICADORES:

A Proplan atuou no fortalecimento da cultura da transparência, a partir da elaboração do Relatório de Gestão 2022, aprovado pelo CONSU em março de 2023, e da manutenção do site de Prestação de Contas Institucional.

Além disso, procedeu com o cálculo dos Indicadores de Desempenho do TCU, relativos a 2022, de acordo com a decisão 408/2002 do TCUpara que a sociedade e órgãos de controle possam ter acesso ao desempenho da UFRPE durante o ano. Nesse sentido, foi realizado o cálculo da Taxa de Sucesso na Graduação (TSG) de 2022, a qual possui a capacidade de explicitar problemas ou dificuldades no processo de formação na Universidade, além de desempenhar um importante papel na construção da Matriz Orçamentária. Os resultados foram divulgados no site da Proplan. É importante destacar que, devido ao atraso no calendário acadêmico da graduação, em razão da pandemia da Covid 19, os indicadores de 2022 foram calculados, utilizando os dados acadêmicos de 2021. Também foram calculadas as TSGs de 2020 e 2021, após a finalização completa dos semestres letivos referente a esses anos.

Também fortalecendo a transparência institucional, a Proplan finalizou o Censo da Educação Superior 2022 (Decreto 6.425/2008), a partir da alimentação de dados institucionais no sistema do INEP. Saliente-se que, assim como nos censo de 2020 e 2021, o Censo de 2022 ainda está incompleto devido ao atraso no calendário acadêmico decorrente da pandemia de COVID-19. Para acessar acessar os dados do Censo da UFRPE, clique aqui. Acesse também os resultados no site do INEP.

Soma-se a isso, a verificação da IES selecionada (UFAL) pelo INEP, assim como a elaboração do relatório de auditoria para identificação de inconsistências no Censo da Educação Superior (2022).

Outra importante contribuição foi a construção do Glossário, divulgado no site da Proplan, com termos técnicos que podem ser encontrados nos principais documentos institucionais.

Por fim, houve a orientação aos setores administrativos da UFRPE, por meio  de reuniões, atendimentos de modo presencial e online, bem como o atendimento a diversas demandas de informações sobre dados institucionais, divulgação das mesmas no site da Proplan e em eventos presenciais nas unidades acadêmicas de Serra Talhada e Belo Jardim. 

 

II) PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL:

- Planejamento Institucional – Realização de Debate Público sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, Realização de palestra com tema Planejamento Estratégico para Gestores, Participação no II SIMPLAN da JEPEX, Acompanhamento de ações do Plano de Gestão, elaboração de ferramenta de planejamento (DELOGS), elaboração de peças de comunicação - resultados de planejamento.

- Projetos de Desenvolvimento Institucional da Unidade (PDIU) - Aprovação da resolução que normatiza os PDIUs (PROCESSO 23082.007266/2023-11), Parecer positivo para andamento dos PDIUS de Zootecnia (UAST e Sede) e Departamento de Biologia.

-  Planejamentos Setoriais - Assessoramento dos planejamentos do Hospital Veterinário Universitário e apoio e ao processo de  revisão de planejamento do Departamentos de Ciências do Consumo, palestra sobre Planejamento Estratégico na pós-graduação com o PROGEL.

- Ciclo de palestras - Formação para gestores: Planejamento Estratégico para gestores

 

III) RISCOS E INTEGRIDADE:

A Coordenadoria de Gestão de Riscos em 2023 alimentou a Plataforma ForRiscos com os processos que foram implementados da gestão de riscos nas unidades organizacionais da UFRPE;

Foram realizadas reuniões com a Auditoria Interna e Comitê de Governança, Gestão de riscos e Controle interno com a finalidade de tratar assuntos abordados no Relatório de Auditoria, que abordou temas de integridade na UFRPE;

Realização de um plano de ação para combate aos riscos de integridade;

Iniciado os estudos para implementação de ações de riscos de integridade: Nepotismo e Conflito de interesses;

Formação de grupo de trabalho para criação de política de combate à fraude e corrupção;

Gerenciamento de riscos em dois novos processos da PROGEPE: Auxílio saúde e Vale transporte;

Gerenciamento de riscos em processo da UAEADTec: Seleção de Bolsistas;

Inserção de três novos processos na Plataforma ForRisco: Auxílio saúde, Vale transporte e Seleção de bolsistas;

Iniciado os estudos para levantamentos de riscos nos objetivos estratégicos do PDI;

Estudo de práticas para participação no Concurso de Boas Práticas para incentivo à governança e à integridade no âmbito do Ministério da Educação – MEC;

Construção da minuta para discussão da Política de combate e prevenção à fraude e corrupção;

Levantamento dos riscos de integridade referentes as questões de Nepotismo e Conflito de Interesses;

Palestra sobre Gestão de Riscos realizada no curso de Administração da UFRPE;

Participação na XXII edição da Jornada de Ensino, Pesquisa, Extensão da UFRPE – JEPEX;

Levantamento e inscrição de 5 (cinco) práticas para participação no Concurso de Boas Práticas para incentivo à governança e à integridade no âmbito do Ministério da Educação – MEC;

Realização de um trabalho de divulgação, informação e apoio na unidade de Belo Jardim (UABJ) e na unidade de Serra Telhada (UAST), por meio do PROPLAN na unidade;

Reuniões com parte dos setores responsáveis pelos objetivos específicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

Realização de palestra no I Ciclo de palestras com o foco no desenvolvimento de gestores;

Construção de relatório de acompanhamento anual de gestão de riscos e integridade na UFRPE;

Auxílio na formulação e execução de ações para combater Nepotismo e Conflito de Interesse na instituição;

Reuniões de monitoramento de riscos com os responsáveis dos processos de vale transporte e auxílio saúde (PROGEPE) e dos processos de compra de bens e serviços, prestação de contas e tombamento dos bens (NUPESQ);

Finalização e divulgação do Relatório de Acompanhamento da Gestão de Riscos e Integridade;

Implementação da ação de riscos de Integridade - Declaração de Ciência de Nepotismo;

Implementação da ação de riscos de Integridade - Declaração acerca do conflito de interesse;

Estudos relacionados a ÉTICA na UFRPE ( para ações de Integridade);

Levantamento e publicação de riscos de 68 dos 118 ( 57,6%) objetivos específicos do PDI;

Atualização das informações sobre Integridade na página da Proplan - Governança, Integridade e Gestão de Riscos;

Levantamento de informações para compor o Relatório de Gestão na parte que concerne à Coordenadoria de Gestão de Riscos.

 

 IV) SUSTENTABILIDADE:

Gestão da Logística Sustentável:

  • Monitoramento Plano de Logística Sustentável – 2022 / 2023:

    • Condução das atividades da Comissão Executiva e apoio à Comissão Mobilizadora;

    • Cadastro e acompanhamento de objetivos, indicadores e metas do PLS na plataforma de gerenciamento do TRELLO;

    • Elaboração de manual e modelo de relatório para coleta de dados para os Relatórios de Acompanhamento do PLS 2022/2023,  exercícios 2022 e 2023;

    • Coleta e tratamento de dados para elaboração dos relatórios preliminares de resultados do PLS 2022/2023, exercícios 2022 e 2023;

    • Elaboração e divulgação do Relatório de Acompanhamento do PLS 2022/2023 - Exercício 2022;

    • Elaboração e implementação de estratégia de divulgação do PLS 2022/2023 e respectivos relatórios;

    • Acompanhamento dos resultados e ações do PLS 2022/2023 para o 1°, 2°, 3° e 4° trimestres de 2023.

  • Planejamento Novo Plano Diretor  de Logística Sustentável - 2024/2025:

    • Estudo de novas normativas sobre elaboração e implementação do PLS;

    • Planejamento e elaboração de metodologia de elaboração do novo PLS da UFRPE, com base nas novas normativas.

  • Processo de adesão à Agenda A3P:

    • Estudo de normativas e requisitos para adesão da UFRPE.

  • Fortalecimento da gestão sustentável:

    • Diagnóstico das unidades organizacionais para identificação da existência e atuação de comissões de sustentabilidade ou outro instrumento formal;

    • Apoio e orientação às unidades organizacionais na implantação de práticas sustentáveis com base nas metas do PDI e PLS e regulamentações existentes sobre o tema;

    • Articulação junto ao Instituto Ipê para fortalecimento da gestão sustentável nos âmbitos da pesquisa, empreendedorismo e inovação na UFRPE.

  • Projetos e Consultoria:

    • Apoio, consultoria e articulação interna para execução de projetos: projeto de pesquisa para monitoramento da ETE Bicho Preguiça (CS, DELOGS e DTR); projeto de monitoramento da qualidade da água da UFRPE (CS, DTR); PDIU do Departamento de Medicina Veterinária voltado à gestão de resíduos; proposta de projeto para desfazimento de bens de informática da UFRPE - DAP/PROAD x CRC PE para destinação adequada dos REEE; projeto SKYLAB: uso de drones na gestão de riscos, de governança e sustentabilidade; proposta de PDIU para implantação de planta de biogás e ações de gerenciamento de resíduos da universidade;

    • Aprovação, no Edital BEXT 2023, de proposta de programa de extensão voltado ao alcance das metas previstas no eixo 6 - consciência ambiental do PLS, em parceria com Departamento de Biologia;

    • Assessoria ao CODAI - ações de sustentabilidade.

Gestão e Governança:

  • Acompanhamento e monitoramento das metas do PDI relativas à Gestão Socioambiental:

    • Levantamento de dados para Relatório de Gestão e Monitoramento do PDI (objetivos específicos gestão socioambiental (92 a 96) e objetivos estratégicos (11 e 17))

    • Coordenação e participação nos GT e Comissões: participação em reuniões, elaboração de manuais de elaboração de planos de ação institucionais, elaboração de documentos e planos institucionais

    • Finalização do Plano de Educação Inclusiva e Igualitária da UFRPE;

    • Desenvolvimento de ações previstas no Objetivo 95 do PDI, em parceria com o Departamento de Biologia;

    • Formação da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UFRPE.

Relações e Parcerias Interinstitucionais Estratégicas em Sustentabilidade:

  • Participação na Rede ODS Brasil:

  • Adesão da UFRPE à Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (Rede UniSustentável).

  • Articulação para parceria UFRPE (CS/PROPLAN e PROExC), cooperativa COOCENCIPE, Instituto Intercidadania e Prefeitura de Olinda - Projeto “1° Centro de Formação para Gestão de Materiais Recicláveis”

  • Articulação com PROExC para parceria entre UFRPE e Programa Atitude - Casa das Mulheres

  • Articulação com Instituto Avançado de Tecnologia e Informação (IATI) e Pacto Global Brasil para retomada da participação da UFRPE no HUB ODS Pernambuco e Pacto Global.

  • Articulação com Global Reporting Iniciative (GRI), COPPEAD/UFRJ, Instituto Ipê e FADURPE para formação de parceria (GRI x UFRPE) para criação de Centro de Treinamento em Certificação na UFRPE

  • Articulação junto ao TRT-13/PB e Comitê Ecos de Pernambuco para apoio em ações de sustentabilidade

  • Consultoria à UFAPE sobre atuação da UFRPE na gestão sustentável

Gestão da informação e performance em sustentabilidade:

  • Conquista da Certificação Selo Social/Selo ODS Educação 2022, com dois projetos de extensão certificados;

  • Gestão da participação da UFRPE no Diagnóstico do conhecimento, compromisso e contribuições das Instituições de Ensino Superior para a Agenda 2030 e os ODS:

    • Coleta, sistematização e submissão de dados para o formulário do Diagnóstico;

    • Certificado de reconhecimento de participação.

  • Publicação dos resultados da UFRPE no "THE Impact Rankings" edição 2023, que dá ênfase às ações das universidades frente à Agenda 2030;

  • Levantamento de dados para Primeiras Consultas Regionais sobre “soluções baseadas na natureza” - PNUMA/ONU;

  • Gestão da participação da UFRPE no THE Impact Rankings 2024, em parceria com NINTER/IPÊ

    • Planejamento e elaboração de metodologia de coleta de dados;

    • Coleta, tratamento e submissão de dados.

  • Gestão da participação da UFRPE no Selo ODS 2023

    • Planejamento e elaboração de metodologia de coleta de dados;

    • Coleta, tratamento e submissão de dados.

  • Conquista da Certificação Selo ODS Educação 2023.

Representação institucional:

  • Participação em comissões internas:

    • Grupo de Trabalho do Dia da Terra Pernambuco/UFRPE: 

      • participação em diversas reuniões de operacionalização de ações na UFRPE e articulação interinstitucional para o movimento Dia da Terra PE;

      • apoio na organização e execução do evento I Dia da Terra UFRPE (17 a 20/04);

      • elaboração da Carta Compromisso Dia da Terra Pernambuco.

    • Comissão de elaboração da Política de Saúde Única: Política elaborada e aprovada pelo CONSU.

    • Comitê de Saúde Única da UFRPE.

    • Comissão de Articulação para parceria com Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC)/Programa Computadores para Inclusão.

  • Participação em comissões externas:

    • Participação no Comitê Gestor Estadual – CGE do Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (ABC+, 2020-2030);

    • Participação na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco - CIEA/PE.

  • Capacitações e Participação em Eventos:

    • Dia da Terra UFRPE (17 a 20/04) - equipe organizadora;

    • Dia Mundial do Meio Ambiente:

      • 06/06: 2° Fórum Ambiental de Olinda - Solução para poluição plástica

      • 07/06: Semana Mundial do Meio Ambiente (PET/VET UFRPE x IBAMA)

  • Evento iNOVA UFRPE (01/08): Palestra “O papel das universidades na promoção da sustentabilidade”

  • Palestra em Disciplina Gestão Ambiental e Responsabilidade Social (Graduação Gastronomia UFRPE)

  • Evento OSES-ALC - UFMS (05/09): Palestra “Atuação da UFRPE frente à Agenda 2030”

  • II SIMPLAN - Jepex 2023

  • PROPLAN na Unidade - UAST e UABJ

  • Palestra em Evento "IX Semana de Acolhimento da Engenharia Ambiental - SAEA"

  • Organização do Treinamento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizado pela UNAI, em parceria com NINTER/IPÊ e PROGEPE.

  • 8° Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

  • Rec'n'play 2023 - Mesa redonda sobre sustentabilidade

  • Lançamento da campanha mensal de educação ambiental “Sustentabilidade em Foco” no Instagram da PROPLAN.

 

V) MODERNIZAÇÃO ORGANIZACIONAL:

Gerenciamento de Processos 
  • Conclusão e divulgação do Painel de processos 2022: análise e ajuste em todas as planilhas enviadas e respondidas pelas unidades da UFRPE, elaboração de documento para apresentação dos resultados e divulgação no site da PROPLAN. Acesse no link.
  • Elaboração e divulgação do relatório de gestão de Processos 2022. Acesse em link.
  • Apresentações: Relatório de processos 2022 ministrada na reunião do comitê de governança e Apresentação sobre painel de processos (ministrada na PRPG);
  • Elaboração de Fluxograma: processo de submissão de projeto PBID;
  • Painel de processos 2023: Análise regimentos vigente UAEADTEC, DRCA, EDITORA, SIB, NACES, SEG, AUDIN, ACEP,  Gabinete reitoria, PROAD E IMM para construção dos painel de processos e envio para as unidades.
  • Painel de processos 2023: ajuste painel 2022 NEMAM conforme novas atribuições inseridas pela unidade.
  • Painel de processos 2023; monitoramento, cobrança e controle das respostas das unidades com planilha enviada.
  • Elaboração e divulgação do Plano Processos 2023. Acesse no link.
  • Elaboração de projeto de curso de capacitação de gestão de processos a ser ministrado pela CMO;
  • Curso de capacitação gestão de processos 20h: planejado e ministrado pela coordenadora da  CMO;
  • Mapeamento de processos 2023 PRPG: atuar como anaalista de processos na orientação e elaboração de fluxos da Pró-reitoria de pós-graduação-PRPG e Pró-reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE;
  • Participar de ações de capacitação - Graduação em Administração: Participar de treinamentos no curso de administração na disciplina de Processos Prof Catarina Rosa;

Gestão de Estrutura Organizacional

  • Controle da planilha de atualização de sistemas de gestão de estrutura organizacional;
  • Análise de minutas de alteração de estrutura e regimento interno: Departamento de Medicina Veterinária (2 analises), Instituto IPê (3 análises) , Departamento de Computação, Departamento de Educação - DED, Departamento de Zootecnia - DZ (2 análises), Unidade AcadÊmica de Belo Jardim - UABJ, Núcleo de Acessibilidade (3 análises), Pró-reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica-PROPLAN, Instituto COOPERA, Ouvidoria, Pró-reitoria de Pós-graduação-PRPG, Proposta de criação do Instituto Paulo Freire, Colégio Dom Agostinho Ikas da UFRPE-CODAI.
  • Gestão da estrutura organizacional da UFRPE no SIGADMIN (sistema de gestão interno): atualização de cadastro de 122 unidades da  PREG, UACSA, UABJ, CPPD, PROPLAN, PRPG, GABINETE REITORIA,  IMM, IPÊ, PROAD, PROGEPE, OUVIDORIA, CODAI E DZ.
  • Gestão da estrutura organizacional da UFAPE no SIGADMIN (sistema de gestão interno): 50 unidades;
  • Elaboração e divulgação do Relatório de Gestão de Estrutura organizacional 2022. Acesse no link.
  • Consultoria/orientação para unidades: NACES, Institutto Paulo Freire.
  • Elaboração/alteração de organograma e planilha de estrutura: PRPG, IMM, PROPLAN, PREG, Departamento Zootecnia, UABJ, Ouvidoria e Departamento de Química.
  • Gestão da estrutura organizacional da UFRPE no Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal –SIORG: 13 propostas de atualização de estrutura.
  • Monitorar alterações na estrutura organizacional da UFRPE - formulário pesquisa estrutura: Elaborar relatório de estrutura organizacional anual (meta PDI)  - finalizar e aplicar formulário de pesquisa sobre regimentos a ser realizado nos departamento;
  • Atuar como unidade seccional do SIORG mantendo contato permanente com o Ministério da Economia.

Gestão administrativa

  • Controle Trello - controle das atividades com utilização do Trello;
  • Controle e monitoramento das metas da CMO inseridas no PDI;
  • Análise e consolidação das informações inseridas pelas coordenadorias na tabela de atividades PROPLAN (PGD);
  • OKR PROPLAN: Revisão OKR’S CMO 2022 e Definição OKR’S CMO 2023;
  • Atualização site PROPLAN ou site UFRPE;
  • Prestação de contas trimestral TCU;
  • Capacitação equipe: Curso Qualificação Temos que dar aulas remotas... E agora? 10h/ ENA
  • Participação no Comitê Permanente de acompanhamento do PGD UFRPE: colaboração na elaboração de documentos (minuta de normas e funcionamento do Comitê PGD; fluxo de processo PGD na UFRPE; tabela de atividades PGD; ementa de curso de capacitação PGD), Análise e sugestões no Instrumento de adesão ao PGD, participação nas reuniões do comitê, Cadastro no Polare;
  • Proplan em 5 MINUTOS;
  • Promover apresentação - PROPLAN NA UNIDADE UAST;
  • Tutoria UFAPE;
  • Apoiar a construção do Relatório de Gestão da UFRPE;

Acesse o relatório detalhado de modernização organizacional de jan-mar/23 no link

Acesse o relatório detalhado de modernização organizacional de abr-jun/23 no link

Acesse o relatório detalhado de modernização organizacional de jul-set/23 no link

Acesse o relatório detalhado de modernização organizacional de out-dez/23 no link

 

VI) SIC - SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO: 
 

A partir da publicação da resolução nº 363/2023 do CONSU, de 14/08/2023, o Serviço de Informação ao Cidadão passou a integrar a Estrutura Organizacional da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica – PROPLAN.

Aliado ao objetivo de transparência por meio da gestão do SIC, a PROPLAN incorporou as atribuições legais do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer – DPO) na UFRPE, designado por meio da Portaria GBR/UFRPE nº 1.111 de 30/08/2023, consoante exigência da Lei 13.709/2018 (LGPD).

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão  -  Fala.Br/CGU - 2023:

  • 233 pedidos de acesso à informação (aumento de 59% em relação a 2022)
  • Taxa de resolução = 100%
  • 0% de omissões - posição geral nº 324 de 324 instituições que, empatadas, não registram descumprimento da LAI quanto aos prazos de resposta. 
  • Tempo médio de resposta 9,48 dias (ranking de 77° dentre os 324 órgãos da Administração Pública Federal com adesão ao Fala.BR)

Transparência e Acesso à Informação:

  • Redefinição do padrão de encaminhamentos e respostas do SIC por meio da Plataforma Fala.Br;
  • Consolidação da mudança do SIC para PROPLAN;
  • Atualização de itens de transparência ativa da CGU no Fala.Br com cumprimento de 100% das informações exigidas (1º lugar nacional).

Pareceres como Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação em recursos no Fala.Br:

  • NUP 23546.105188/2023-14
  • NUP 23546.113973/2023-41
  • NUP 23546.114321/2023-23

Representação Institucional:

  • Programa de Apoio ao Diagnóstico do PPSI (Programa de Privacidade e Segurança da Informação) PPSI junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
  • SIG-LGPD / RNP.

 Ecossistema de proteção de dados pessoais:

  • Exercício de presidência do Comitê Gestor de Privacidade e Proteção de Dados CGPPD;
  • Framework de Privacidade e Segurança da Informação (Diagnóstico de Adequação) - Entrega de 41 medidas de privacidade programadas até 31/12/2023;
  • Consulta à comunidade acadêmica sobre membros Comitê Gestor de Privacidade e Proteção de Dados – CGPPD;
  • Revisão do Plano de Ação - Framework de Privacidade e Segurança da Informação.

Pareceres de adequação à LGPD em processos de aquisição de software:

  • NUP 23082.029852/2023-16;
  • NUP 23082.013819/2021-11.

Relações Institucionais:

  • Assessoria de adequação da LGPD em projetos do programa Campus como Laboratório Vivo;
  • Fixação de entendimento sobre acesso a documentos de processos públicos por meio de consulta à Procuradoria Federal junto à UFRPE;
  • Assessoria em processos de violação de dados pessoais em manifestações de ouvidoria.

 

 

Resultados 2022

I) INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS E INDICADORES:

Em  2022, a Proplan atuou fortalecendo a cultura de transparência ativa da UFRPE. Atuando na preparação do Relatório de gestão 2021, bem como na manutenção da página de prestação de contas da Instituição, atendendo diversas demandas de informações sobre dados institucionais coletados na CIN, bem como a disponibilização dos dados do censo da educação superior na página da proplan. Além  da elaboração da carta de serviços da Proplan e finalização do Censo da Educação Superior da UFRPE (parcial, devido ao atraso no calendário acadêmico).

Ainda nesse sentido, a Proplan orientou e atendeu os setores administrativos da UFRPE, com reuniões, atendimento presencial e on line, bem como distribuição de formulários apropriados para concretização da prestação de contas da UFRPE, bem como produção do Censo da Educação Superior 2022 e Cálculo dos Indicadores de Desempenho do TCU, bem como demais publicações relacionadas aos procedimentos de transparência e prestação de contas da UFRPE.

Além disso, para que a sociedade e órgãos de controle possam ter acesso ao desempenho da UFRPE durante o ano (no que diz respeito aos indicadores da decisão 408/2002 do TCU), procedeu-se ao cálculo desses indicadores relativos a 2021, bem como seu pertinente envio ao MEC. Por fim, com vistas a fornecer mais documentos que retratem a realidade da instituição, prosseguiu-se com a elaboração de compilado de dados da UFRPE (no âmbito do ensino), propiciando que gráficos, tabelas e cards sejam elaborados de maneira mais prática e rápida.

Foi concluído o cálculo da Taxa de Sucesso na Graduação (TSG) de 2021 (com atraso, devido à pandemia de COVID-19), a qual possui a capacidade de explicitar problemas ou dificuldades no processo de formação na Universidade, além de desempenhar um importante papel na construção da Matriz Orçamentária. Os resultados foram divulgados no site da Proplan.

 

II) PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL:

Monitoramento Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFRPE 2021-2030 – cadastro de objetivos, indicadores e metas do PDI no Trello, acompanhamento do resultado de objetivos e metas estratégicas, relato de tais resultados no Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos e aprimoramento do painel de Power BI para inclusão desses resultados possibilitando maior transparência sobre o planejamento para sociedade.

Monitoramento de objetivos específicos do PDI e das metas referentes ao ano de 2021 e 2022 e atualização do painel de objetivos estratégicos e específicos do PDI e das metas referentes ao ano de 2022.

Monitoramento Plano de Gestão UFRPE – reuniões de acompanhamento e monitoramento das ações do Plano de Gestão da universidade, com foco em solução de gargalos e entraves.

Oferta de ferramentas de planejamento, inclusive com apresentação e vídeo – desenvolvimento de materiais informativos e técnicos a respeito de elementos de planejamento em apresentação e vídeo. Temas associados à importância e benefícios de planejamento, o processo e suas fases, identidade, análise ambiental, objetivos, indicadores, metas, planos de ação e monitoramento. Atualização de guia prático de planejamento. Publicação da terceira edição com o intuito de auxiliar os setores da universidade na elaboração de seus planejamentos setoriais.

Planejamento Estratégico Institucional (PEI) UFRPE 2022 – publicação do PEI UFRPE como extrato do PDI UFRPE.

Planejamentos Setoriais – Conclusão do assessoramento dos planejamentos do Departamento de Medicina Veterinária e do Instituto Menino Miguel, da Pró-reitoria de Ensino de Graduação e apoio e ao processo de planejamento dos Departamentos de Ciências Sociais, Economia e Ciência Florestal. Bem como apoio e assessoramento à PREG na construção de instrumento de Plano de Ação para Coordenações de Curso focada em gestão de indicadores. 

Projeto de Desenvolvimento Institucional - Elaboração de modelo para submissão de Projetos de Desenvolvimento Institucional pela UFRPE e orientação de projetos de Desenvolvimento Institucional para UACSA, Editora e Educação Física.

Plano de Desenvolvimento de Laboratórios - Elaboração de modelo e metodologia para elaboração de um Plano de Desenvolvimento de Laboratórios da UFRPE.

Gestão com Você - Apoio logístico e metodológico para a criação do projeto Gestão com Você, como mecanismo de interação e gestão participativa na UFRPE.

Fomento ao uso de ferramentas de gestão (Trello) - Oferta de curso de capacitação de Introdução ao Trello (20h): ferramenta institucional para gestão de projetos, processos e atividades.

Palestras e Oficinas - participação no VI Seminário Proqualit da Universidade Estadual do Maranhão, com foco em planejamento estratégico da pós-graduação.

 

 

III) RISCOS E INTEGRIDADE:

A Coordenadoria de Gestão de Riscos em 2022 intensificou o apoio no que diz respeito à implementação da gestão de riscos nas unidades organizacionais da UFRPE (NUPESQ, PROEXC, PREG).

Encontra-se em continuidade o monitoramento das ações do Plano de Integridade, com a meta de aprovar as atualizações até 31 de dezembro de 2022, atividade de suma importância, tendo em vista que o tema Integridade está em constante abordagem através das exigências periódicas da CGU.

Também foram realizadas reuniões com a Auditoria Interna e CGU com a finalidade de avaliar o Plano de Integridade da UFRPE. Esse trabalho foi concluído em 2022 com sucesso.

Foi iniciado o levantamento de eventos de risco referentes aos 17 (dezessete) objetivos estratégicos constantes no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), esse projeto visa agregar valor à instituição, de maneira que os gestores conheçam os riscos inerentes e capazes de afetar negativamente os objetivos finalísticos da UFRPE, e assim possam implementar controles e mitigar os riscos  mais críticos.  

A gestão de riscos da UFRPE apoiou e contribuiu na articulação da adesão da UFRPE ao Programa TRANSFORMAGOV. Articulação na realização das reuniões para a definição de ações para atendimento ao Programa TRANSFORMAGOV, entre as Unidades Organizacionais envolvidas, bem como foi concedido apoio ao Ministério da Economia no monitoramento das ações pactuadas no Programa TRANSFORMAGOV. 

 Por fim, a UFRPE aderiu à Plataforma FOR (ferramenta de TI que vai auxiliar no gerenciamento de riscos da UFRPE).

IV) SUSTENTABILIDADE:

Durante todo o ano de 2022, foi realizado o monitoramento do Plano de Logística Sustentável (2022 / 2023): cadastro de objetivos, indicadores e metas do PLS na plataforma de gerenciamento do TRELLO, acompanhamento dos resultados e ações do PLS 2022/2023 para 2022. Tal ação contribuiu para o levantamento de informações quanto a eficácia do PLS 2022/2023

Também foi realizada a compilação e sistematização das informações referentes aos resultados do Relatório do Plano de Logística Sustentável (2021) (com a devida publicação). Tal ação contribuiu para melhoria da gestão ambiental da UFRPE de transparência e cumprimento de Accountability

Além disso, a Proplan atuou na publicação dos Resultados do "Times Higher Education World University Rankings": Coordenação de Sustentabilidade, juntamente com o NINTER, publicou os resultados da participação da UFRPE no Times Higher Education World University Rankings com ênfase na AGENDA 2030. Também contribuiu para a coleta e sistematização de dados para participação no World University Rankings/Times Higher Education Edição 2023, juntamente com Ninter/Ipê.

Registrou participação na Segunda Semana de Sustentabilidade - SEMAS II, no Evento 2º Fórum Nacional de Boas Práticas ODS, além da articulação com comissões executivas e grupos de trabalho relativos ao PDI e PLS.

Ainda em 2022, houve participação na Rede ODS Brasil: 

  • Participação no 7º Encontro Nacional da Rede ODS Brasil: planejamento das ações do grupo de trabalho SNCTI (formado por instituições que compõem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) para 2023.

  • Assinatura de Termo de Adesão da UFRPE à Rede ODS Brasil, para oficialização da participação da Instituição.

  • Obtenção da certificação do Selo ODS Educação para a UFRPE e do Selo Social para dois projetos de extensão cadastrados.

  • Coleta e sistematização de dados para formulário do Compromisso ODS da América Latina e Caribe.

 

V) MODERNIZAÇÃO ORGANIZACIONAL:

a) Gerenciamento de Processos

  • Controle da planilha de Gestão de Processos 2021;

  • Elaboração de fluxograma de atualização de estrutura de Departamento Acadêmico;

  • Relatório Gestão de Processos 2021

  • Elaboração de Relatório de Gestão de Processos 2021;

  • Elaboração de apresentação sobre Relatório de Gestão de Processos para Comitê de Riscos.

  • Elaboração do Plano de gerenciamento de Processos 2022;

  • Planejamento e elaboração da planilha de painel de processos 2022 (definição de modelo e realização de piloto com a DPLAN/PROPLAN);

  • Elaboração de resposta da planilha com painel de processos da CMO;

  • Análise de 12 regimentos de unidades para customização e pré-preenchimento das planilhas de coleta de painel de processos;

  • Consultoria em mapeamento de processos para UAEADTec:

 

b) Gestão de Estrutura Organizacional

  • Controle da planilha de atualização de sistemas de gestão de estrutura organizacional;
  • Controle através de planilha de todas as alterações de estrutura organizacional da UFRPE, registrando número de resolução, função gratificada da unidade e data de inclusão/ajuste nos sistemas de gestão;
  • Análise da alteração de estrutura e/ou regimento da Pró-reitoria de Pós-graduação, UAEADTec, PREG, NACES, Departamento de Zootecnia, Comissão de Ética, Pró-reitoria de Pós-graduação, DMV, DC, IMM, UACSA, Reitoria, PROAD, Comite de Governança Digital, Ouvidoria, Estação Suape;
  • Elaboração de planilha de estrutura da PROPLAN para publicação de nova estrutura;
  • Formalização de solicitação de liberação de FGs e CDs para ministério da economia para alocação no SIORG, bem como ajustes nas gratificações;

  • Estudo e definição de novo padrão de organograma para as unidades da UFRPE e elaboração de organogramas para unidades da UFRPE conforme novo modelo;

  • Análise do Estatuto e Regimento Geral da UFRPE – para verificação de viabilidade de propostas e elaboração de questionamentos;

  • Gestão da estrutura organizacional da UFRPE no Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal – SIORG – elaboração de propostas e atualizações;

  • Cadastramento e gestão de estrutura organizacional da UFRPE no SIGADMIN (sistema de gestão interno);

  • Atualização site PROPLAN ou site UFRPE - Postagem de notícias e diversos materiais;

  • Participação no Grupo de Trabalho - GT sobre criação do Núcleo de Esportes da UFRPE;

  • Participação no Grupo de Trabalho - GT sobre teletrabalho na UFRPE

  • Participação no Grupo de Trabalho - GT sobre criação do regimento da reitoria e análise da minuta de regimento

 

c) Gestão administrativa

  • Controle Trello - controle das atividades com utilização do Trello;

  • Elaboração de relatório de atividades de 2021 e planejamento de atividades de 2022;

  • Elaboração da Cadeia de Valor e modelo de negócios da CMO 2022;

  • Contribuição para Relatório da Comissão Própria de Avaliação;

  • Contribuição para Relatório de Gestão 2021 da UFRPE;

  • Elaboração de resposta ao questionamento EAUD (Auditoria);

  • Análise e sugestões no relatório parcial e questionário da Comissão Própria de Avaliação - CPA;

  • Contribuição no Plano de Ação para o recredenciamento da UFRPE solicitado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA.

  • Controle e monitoramento das metas da CMO inseridas no PDI e atualização das informações sobre OKR’S da CMO;

  • Questionário TransformaGov e Carta de serviços CMO;

  • Participação em reuniões jan-mar/22; Tramitação de processosm emissão de áreceres e despachos

  • Acesse aqui as ações de 2022 de forma detalhada.

 

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ACESSE OS RESULTADOS RELATIVOS A ANOS ANTERIORES:

 

ACESSE O MAPA ESTRATÉGICO DA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA