Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente! | PROPLAN

Dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente!

É celebrado hoje, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente!
Esta data nos conscientiza e nos inspira a rever nossas ações. É preciso saber que as ações do presente e a forma como lidamos com os recursos naturais no dia de hoje, determina como as próximas gerações irão viver. Pensando nisso, a UFRPE junto à Coordenadoria de Sustentabilidade, tem deixado sua parcela de contribuição.

Recentemente foram publicados os Resultados do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da UFRPE, referentes ao ano de 2019, onde, de 88 ações, 40 foram concluídas, um total de 45,5% das ações foram executadas com sucesso, o que significa um grande avanço para todos. Dentre as ações propostas no PLS podemos citar: o incentivo ao racionamento do uso de papel e a sua substituição por meios eletrônicos, eliminação de aquisições de copos descartáveis, conscientização sobre o uso racional de água e energia, campanhas para promover a destinação correta de resíduos, licitações com critérios sustentáveis, entre outras ações que são de grande importância para o meio ambiente.

Sabendo da importância da gestão ambiental para a Universidade, a Comissão Própria de Avaliação- CPA da UFRPE incorporou, em seus mecanismos de consulta, a temática sustentabilidade e PLS; trouxemos os resultados da avaliação do ano de 2019, feita pela Comissão, e publicada recentemente, com relação ao conhecimento sobre o PLS por toda a comunidade acadêmica, ou seja, discentes, docentes e técnicos administrativos. Através da aplicação de questionário, onde 24,78% dos discentes, 48,12% dos docentes e 31,63% dos técnicos, nos Campus Dois Irmãos, UACSA, UAG e UAST aptos, responderam o questionário e 37,35% dos discentes, 78,95% dos docentes e 92,86% dos técnicos da UAEADTec, aptos, responderam o questionário, obtivemos médias entre 5,8 e 7,0 na avaliação sobre o conhecimento a respeito do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFRPE, o que nos mostra que uma média significativa de pessoas conhecem, ou já ouviram falar de nosso Plano, de algum modo. Esses resultados são importantes para que as pessoas saibam que há um trabalho interno para instaurar medidas sustentáveis e uma grande preocupação da Universidade com o meio ambiente e com as pessoas e que a UFRPE, através da PROPLAN e Coordenadoria de Sustentabilidade, está totalmente aberta a incorporar sugestões e melhorias no que diz respeito ao tema. Deste modo, cada vez mais pessoas conhecem o PLS e mais as ações de sustentabilidade serão propagadas. Desde já, também ressaltamos a importância de participar dos questionários de avaliação para que possamos, assim, identificar o quanto as pessoas estão por dentro das ações de sustentabilidade da Universidade.

Para o ano de 2020, assumimos um compromisso ainda mais ousado, com a nova versão do PLS, que agora tem todos os eixos de ações integrados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que tem vigência até 2030, composta por 17 Objetivos e 169 metas distribuídos entre eles. Embora o tema “Sustentabilidade” esteja muito atrelado à questão ambiental, o conceito se estende as mais diversas áreas da sociedade, que trabalhando em conjunto garantem um mudo melhor para todos. Fazendo essa integração do PLS aos ODS, a UFRPE assume o compromisso com o meio ambiente, com as pessoas e com a realização dos objetivos.

Não obstante, o meio ambiente é responsabilidade de todos nós. Realizar ações sustentáveis, além de um ato de respeito ao meio ambiente, é também um ato de empatia para com o próximo, porque tudo o que fazemos no presente é o resultado de como as próximas gerações viverão no futuro. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para todos.