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Perguntas Frequentes - DPA

1. O que é o Departamento de Planejamento e Acompanhamento?
Criada pela Resolução Nº. 163/2022, o Departamento de Planejamento e Acompanhamento (DPA) é resultado do processo de reestruturação organizacional da UFRPE. O DPA é uma unidade vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (PROPLAN). É composto pela Coordenadoria de Planejamento e pela Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação. As atribuições das duas Coordenadorias compreendem as áreas de Proposição e Apoio à Elaboração do Planejamento Estratégico e ao Desenvolvimento Institucional. 
 
2. Quais as atribuições do Departamento de Planejamento e Acompanhamento?
As seguintes atribuições básicas do DPA podem ser elencadas:
I - Planejar atividades e desenvolvimento dos processos de Planejamento e Acompanhamento dentro de sua área de competência;
II - Gerir, coordenar, supervisionar e apoiar as atividades das Coordenadorias vinculadas
III - Apoiar o(a) Pró-Reitor(a) de Planejamento e Gestão Estratégica no desempenho de processos de planejamento institucionais;
IV - Prestar assessoria ao(à) Pró-Reitor(a) de Planejamento e Gestão Estratégica e demais órgãos da UFRPE nos assuntos de sua competência;e
V - Compartilhar os principais resultados alcançados dentro da sua área de competência.
 
3. Qual a importância do trabalho do Departamento de Planejamento e Acompanhamento para a UFRPE?
O DPA tem por finalidade principal a articulação, proposição e disseminação das ações de planejamento estratégico na UFRPE, em especial, na Elaboração , Revisão e Acompanhamento do Planejamento Estratégico Institucional (PDI UFRPE), em articulação com outras ações de desenvolvimento institucional, com vistas à condução e alinhamento da Gestão Estratégica da UFRPE.
 
É um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização. Esse processo está embasado essencialmente nos problemas ou desafios da organização (REZENDE, 2011).
 
O Planejamento Estratégico Institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco é o instrumento que indica aos gestores onde se pretende chegar e as formas a serem adotadas para isso. A sua elaboração exige o exercício de contextualização geral sobre os rumos apontados para a Educação Superior e o esforço dos gestores e da comunidade acadêmica no sentido de plantar a semente da cultura da gestão estratégica e participativa, com base em um processo democrático e transparente.
 
o DPA é resultado do processo de reestruturação organizacional da PROPLAN, iniciado em 2013 com a antiga Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (CPDI). Até então, não existia na estrutura organizacional da UFRPE, uma unidade de trabalho dedicada, exclusivamente, às atividades de concepção, elaboração e acompanhamento do Planejamento como um todo e, em especial, do Planejamento Estratégico. Em 2013, o PDI incorporou algumas das partes do Planejamento Estratégico, o que o torna uma espécie de documento híbrido, constituído de uma parte estratégica e outra de desenvolvimento institucional.
Três são as dimensões que vêm orientando as atividades do DPA e da PROPLAN. A primeira, decorre da necessidade de implantação, expansão e/ou aprofundamento da cultura do planejamento na UFRPE. A segunda dimensão é vincular e explorar a importância do Planejamento Estratégico como elemento norteador da Administração Estratégica (AE) da Universidade,  compreendendo essa (AE) como elemento central para a condução do seu desenvolvimento institucional. A terceira dimensão refere-se à condução da compreensão sistêmica da UFRPE, através da qual busca-se  articular o Planejamento com as demais atribuições da PROPLAN, a exemplo dos indicadores instuticionais. 
 
O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI congrega as diretrizes quanto aos diferentes aspectos que constituem a Universidade. Integram esse documento o Projeto Pedagógico Institucional – PPI e o Planejamento Estratégico Institucional – PEI. O PDI apresenta o funcionamento atual da Instituição e propõe estratégias a serem seguidas, servindo de orientação para as ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O PDI carrega a identidade das Instituições de Ensino superior e congrega as diretrizes para sua visão de futuro. Em seu conteúdo, são inseridas as concepções filosóficas, a organização didático-pedagógica, estrutura organizacional, o mapa estratégico (que compreende a missão, a visão, os valores e objetivos estratégicos), dentre outras informações fundamentais e norteadoras das atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação. A abordagem metodológica empregada consiste no desenvolvimento de várias ações articuladas para a construção simultânea do Projeto Pedagógico Institucional, do Planejamento Estratégico e, por fim, do PDI.
 
A metodologia de trabalho adotada no Projeto de Revisão e Atualização do PDI UFRPE 20132020 compreendeu, em uma primeira etapa, a formação de Comissão Executiva, que iniciou seus trabalhos em abril de 2016, sendo presidida pela reitora da UFRPE e constituída por servidores de diversos setores estratégicos da Universidade. A segunda etapa consistiu na mobilização da comunidade acadêmica, com visitas realizadas pela Comissão Executiva no Campus Dois Irmãos e em todas as Unidades Acadêmicas (UEADTec, UACSA, UAG e UAST), além do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai). A terceira etapa correspondeu à formação de seis subcomissões temáticas de trabalho, reunindo servidores e discentes das mais diversas áreas da Instituição, com representantes escolhidos pela comunidade. A quarta e última etapa envolveu o processo de revisão final, com formação de subcomissão específica para esse fim, disponibilização do documento para consulta pública e aprovação pelo Conselho Universitário da versão revista e atualizada do PDI UFRPE 2013-2020.
A mesma metodologia utilizada para o processo de revisão e atualização do PDI 2013-2020 será utilizada para a elaboração dos futuros PDIs.
 
O PDI, documento referência para expressão do planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior, apresenta o funcionamento atual da Instituição e propõe estratégias a serem seguidas no futuro, além de servir de orientação para as ações em todas as áreas, no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração.
O planejamento estratégico (PE) institucional, entendido como um documento de contextualização geral sobre os rumos apontados para a Educação Superior, deve ser elaborado de acordo com o contexto da Universidade. Pensando dessa forma, propõe-se a gestão do (PE) da UFRPE constituída por várias ações de acompanhamento e execução do Planejamento Estratégico Institucional – PEI. Esse acompanhamento baseia-se, especialmente, em iniciativas de monitoramento e avaliação do PEI e de desenvolvimento e desdobramentos.
 
O Mapa Estratégico, que está inserido no PDI da UFRPE, tem o papel fundamental de otimizar e consolidar o planejamento, visto que, explicita a hipótese da estratégia, descrevendo o processo de transformação dos ativos intangíveis em resultados tangíveis. É a representação visual da estratégia, mostrada numa única página. Cada instituição adapta o mapa estratégico ao seu conjunto específico de objetivos estratégicos. (adaptado de KAPLAN e NORTON, 2004)