Acessibilidade na UFRPE
RESULTADOS 1º TRIMESTRE 2024
- Elaboração do Plano Estratégico e Gerencial do Naces 2024;
- Análise e Preenchimento Plano de Ações - CPA;
- Representação do Naces no Encontro Nacional de coordenadores dos Núcleos de Acessibilidade, ocorrido no período de 12 a 14 de março em Brasília;
- Reunião com os Diretórios Acadêmicos da UFRPE;
- Apresentação do NACES às recepções de calouros
- Promoção de campanhas para o calendário inclusivo;
- Contratação de novos intérpretes terceirizados;
- Interpretação em Eventos Institucionais
- Acompanhamento de Intérpretes a estudantes surdos: 16 estudantes acompanhados;
- Atendimento Pedagógico a Estudantes - 17 estudantes atendidos;
- Gravação e Edição de Vídeos em Libras;
- Atendimento de Familiares de estudantes;
- Apoio na Organização de Coletivos: Coletivos de Mães de Estudantes com TEA e Coletivos de Estudantes NEE da UFRPE;
- Acompanhamento dos Programas de Tutoria por Pares (junto com a PREG) e Programa de Acessibilidade (junto com a Progesti);
- Formação com a Coordenação do Programa de Doutorado RENOEN;
- Reuniões para Institucionalização das Seções de Acessibilidade nas unidades;
- Reuniões com o GT de Acessibilidade;
- Participação em Projetos de Pesquisa sobre Inclusão.
- RESULTADOS 4º TRIMESTRE 2023
- Elaboração e Acompanhamento dos Processos Seletivos para o Programa de Tutoria por Pares, junto com a PREG, e o Programa de Acessibilidade, junto com a Progesti;
- Formação dos tutores - Tutoria por Pares;
- Treinamento de monitores do Programa Acessibilidade;
- Atendimento a discentes para Orientações Pedagógicas;
- Áudio-descrição da Colação de Grau 2022.2;
- Reunião de Formação Docente com os professores do curso de Administração;
- Palestra sobre inclusão com foco no curso de Química durante a “Semana de Química” - Cegoe;
- Reunião de formação docente com os docentes do curso de Ciências Sociais;
- Oferta do serviço de interpretação em Libras a estudantes surdos em sala de aula e em outras atividades acadêmicas;
- Oferta do serviço de interpretação em Libras em eventos;
- Gerenciamento das redes sociais do Naces;
- Atendimento a discente do Codai, acompanhado de sua mãe.
- Reuniões com docentes de diversos cursos para Orientações;
- Atendimento a discente para Orientações Pedagógicas;
- Construção do Guia de Acessibilidade para Discentes;
- Reunião com Seção de Acessibilidade da UEADTec;
- Participação na Comissão de Monitoria entre Pares CODAI/Naces;
- Gerenciamento de rede social do Naces;
- Oferta do serviço de interpretação em Libras a estudantes surdos em sala de aula e em outras atividades acadêmicas;
- Oferta do serviço de interpretação em Libras em eventos;
- Elaboração e Acompanhamento do Processo Seletivo para o Programa de Tutoria por Pares para a UACSA;
- Oferta de Formação Docente sobre "Adaptações Pedagógicas para estudantes com TDAH";
- Reuniões com PREG e DQV sobre atendimento pedagógico a estudantes fora do público-alvo do Naces.
- Adaptação das cédulas eleitorais para consulta eleições Reitoria;
- Atendimento Equipe de Bibliotecas do Compaz;
- Oferta do serviço de interpretação em Libras a estudantes surdos em sala de aula e em outras atividades acadêmicas;
- Oferta do serviço de interpretação em Libras em eventos;
- Construção do Guia de Acessibilidade para Discentes;
- Orientação sobre Tecnologia Assistiva;
- Sugestões para reescrita de trecho sobre COAA (Regulamento Geral da Graduação);
- Reunião com Reitoria com discentes sobre questões de acessibilidade na UFRPE;
- Acessibilidade da UFAPE;
- Gerenciamento de rede social do Naces;
- Desenvolvimento do site do Naces;
- Curso de Formação aos tutotes do Progama de Tutoria por Pares - UACSA.
RESULTADOS 3º TRIMESTRE DE 2023
-
Organização de documentação para o ingresso do Naces no PGD;
-
Gestão da equipe de interpretação e do serviço de interpretação;
-
Acompanhamento a estudantes usuários(as) de Libras em sala de aula;
-
Interpretação na defesa de mestrado - Ensino da Ciências;
-
Interpretação nas reuniões do GT de Educação Inclusiva;
-
Interpretação na JEPEX;
-
Interpretação na JOLIPE;
-
Interpretação do Edital da Seleção de Doutorado da Renoen;
-
Elaboração do edital do Programa Acessibilidade;
-
Atendimento a estudantes;
-
Envio de orientações às coordenações de cursos;
-
Gestão do Programa de Tutoria por Pares;
-
Reuniões de articulação para comissão de acolhimento (solicitação dos nomes dos membros pelas coordenações);
-
Reunião com professores sobre adaptações pedagógicas;
-
Organização e realização do III Seminário de Acessibilidade e Inclusão da UFRPE;
-
Reuniões de alinhamento sobre as entrevistas multidisciplinares;
-
Atendimento ao setor de Serra Talhada sobre Programa de Tutoria;
-
Realização das entrevistas multidisciplinares com os estudantes ingressantes PCDs cotistas;
-
Elaboração de Edital para Seleção de Novos Tutores na Sede e nas Unidades;
-
Participação na banca de uma estudante do curso de pedagogia;
-
Reuniões com direção do CODAI para alinhar o atendimento de estudantes PCDs;
-
Solicitação de certificados junto à PREG para os monitores concluintes;
-
Entrevistas multidisciplinares com os estudantes ingressantes da UABJ;
-
Reunião com DRCA e PREG sobre matrículas antecipadas;
-
Realização de Oficina de Libras para os tutores do Programa de Tutoria por Pares;
-
Reunião Rede Rebeca (inscrição dos discentes na Rede);
-
Participação no GT de Educação Inclusiva;
-
Reunião com Seção de Acessibilidade UAEADTec sobre publicação do Guia de Acessibilidade em Eventos;
-
Participações nas visitas do MEC para Recredenciamento de Unidades e Cursos;
-
Orientações de Acessibilidade física para UABJ;
-
Reunião com CPA sobre os resultados da avaliação da UFRPE sobre as questões de acessibilidade;
-
Participação na Comissão de Heteroidentificação;
-
Reunião com estudantes usuários de Libras sobre o início do novo semestre letivo;
-
Reunião com a equipe de interpretação sobre o início do novo semestre letivo.
RESULTADOS 2º TRIMESTRE DE 2023
Seção de Apoio Pedagógico:
-
Oferta e participação em formações/capacitações que abordam as temáticas da Acessibilidade e Inclusão: 5
-
Reuniões e outras atividades que tratam do Programa de Tutoria por Pares: 8
-
Orientações pedagógicas a docentes sobre adaptações pedagógicas: 8
-
Reuniões com outros departamentos da UFRPE sobre o atendimento a discentes PCD's: 7
-
Atendimento e orientações a discentes PCD's: 9
-
Participações em GT de Educação Inclusiva: 2
-
Discussão para pesquisas na área de Inclusão:
-
Participação em Eventos que abordam as temáticas de Acessibilidade e Inclusão: 1
-
Reunião com a equipe de estágio das Baterias Moura.
Seção de Adaptação de Materiais Pedagógicos:
-
Consultoria em acessibilidade no site da UEADTec;
-
Instalação de placas em braille na UEADTec;
-
Participação no recredenciamento da UFRPE (visita do MEC): 2
-
Reuniões com a rede Rebeca sobre acessibilidade de acervos bibliográficos: 2
-
Participação na construção do Guia de Eventos Acessíveis, junto com a PROEXC.
Seção de Interpretação em Libras:
-
Atendimento de 15 discentes surdos(as) em todas as disciplinas em que estão inseridos na graduação e na pós-graduação;
-
Acessibilidade em eventos institucionais: 6
-
Acessibilidade na defesa de mestrados/doutorados: 2
-
Oferta de formação para equipe de interpretação: 1
Gestão do Naces
-
Acompanhamento e participação nas demandas das Seções vinculadas ao Naces;
-
Resposta ao PLS 2022;
-
Mudança do espaço físico do Naces;
-
Contribuição no questionário do CPA;
-
Planejamento do III Seminário de Acessibilidade da UFRPE, a acontecer em setembro;
-
Planejamento das compras a serem realizadas em 2023.
RESULTADOS 3º TRIMESTRE DE 2022
DIRETRIZ - Fortalecimento do ensino flexível, atual e inclusivo como princípio norteador da abordagem didático-pedagógica, na perspectiva da educação inclusiva
- Foram realizadas reuniões com docentes e /ou com coordenadores de cursos para dar orientações sobre adaptações e estratégias de ensino voltadas às pessoas com deficiência;
- Envio de orientações sobre Inclusão Educacional para todas as coordenações de cursos;
- Elaboração e Publicação do Guia de Acessibilidade para Docentes;
- Participação no Encontro Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária;
- Participação no Workshop da Rede Rebeca, a fim de buscar novas tecnologias para educação inclusiva;
- Participação no GT de Educação Inclusiva.
DIRETRIZ - Garantia de condições adequadas de atendimento especializado aos(às) estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs)
- Acompanhamento de estudantes surdos(as) em sala de aula, tanto na graduação quanto no mestrado: Neste período, 16 estudantes surdos(as) foram acompanhados integralmente pela equipe de interpretação do NACES.
- Acompanhamento de alguns estudantes com deficiência e/ou com transtornos de aprendizagem por monitores apoiadores, através do Programa Monitor Apoiador, ofertado através de uma parceria entre a PREG e o NACES;
- Foram realizadas reuniões com discentes com deficiência com o objetivo de traçar orientações pedagógicas para melhor aprendizagem desses(as).;
- Realização de palestras pedagógicas sobre acessibilidade às turmas de estudantes com deficiência;
- Aquisição de mais lupas eletrônicas para uso de pessoas com deficiência visual.
DIRETRIZ - Aprofundamento da política institucional de inclusão, com valorização de ações voltadas ao segmento das pessoas com deficiência/necessidades especiais
- Submissão da proposta de uma Política de Acessibilidade para a UFRPE;
- Atualização do Regimento Interno do NACES.
Outras atividades
- Realização do Cine Inclusão, em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência;
- Realização de Curso sobre Áudio-Descrição para a equipe do DQV;
- Realização de Curso de Libras para servidores e servidoras, através da Progepe;
- Vistoria aos espaços da UFRPE para elaboração do Plano de Garantia de Acessibilidade, exigido para o recredenciamento das IFEs.
Acesse mais informações sobre a Acessibilidade na UFRPE.