ufrpe.br UFRPE cria Coordenadoria de Sustentabilidade | PROPLAN
 

UFRPE cria Coordenadoria de Sustentabilidade

Walber Santana, da coordenadoria de sustentabilidade da UFRPE, sentado em frente ao computador. Camisa verde, calças jeans

 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) conta com uma nova estrutura voltadas ao fortalecimento dos processos de gestão sustentável dentro da Instituição: a Coordenadoria de Sustentabilidade, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). A criação dessa estrutura busca sistematizar as ações relacionadas à sustentabilidade já realizadas na UFRPE, bem como fomentar novas atividades neste campo.

Segundo Walber Santana, gestor da nova Coordenadoria, a UFRPE possui um perfil diretamente relacionado à promoção da sustentabilidade. Seja pela formação de profissionais específicos dessa área, ou por meio de diversas ações de ensino, pesquisa e extensão, a UFRPE é uma universidade em que a sustentabilidade permeia todos os espaços de forma transversal.

“Não se faz sustentabilidade sem conhecimento. A gente só cuida do que conhece. A UFRPE é por excelência uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, que forma profissionais em diversas áreas e que produz muito conhecimento relacionado à sustentabilidade. Nada mais apropriado do que uma universidade ter essa preocupação”, ressaltou Walber Santana.

De acordo com a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carolina Raposo, a criação da Coordenadoria de Sustentabilidade vem atender as demandas do Plano de Logística Sustentável (PLS), aprovado pela UFRPE em dezembro de 2017. O PLS reflete o interesse da gestão universitária na busca pela eficiência do serviço público, com redução de gastos, do impacto sobre o meio ambiente e mais racionalidade na utilização de recursos. A Coordenadoria busca promover a implementação de práticas que promovam a sustentabilidade organizacional, possibilitando a execução de ações orientadas por valores, princípios e novas diretrizes.

“Há um conjunto normativo relacionado à temática da sustentabilidade, tais como IN 10/2012, Projeto Esplanada Sustentável, Decreto 7.746/2012, dentre outros, que estabelece obrigações e exige das equipes gestoras um compromisso formal com questões voltadas à sustentabilidade. Para tanto, criar um órgão voltado exclusivamente a questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável evidencia que UFRPE está consciente de seu papel transformador, assumindo a importância no desenvolvimento da Educação Superior”, enfatizou a pró-reitora.

jordan release date | Women's Nike Air Max 270 trainers - Latest Releases