A Comissão Executiva para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRPE se reuniu na tarde do dia 05/05/21.
Na ocasião, cada liderança das comissões temáticas relatou o andamento da construção do documento, algumas comissões já finalizaram os textos preliminares e outras informaram que precisam de mais algumas semanas para a conclusão. A CT1 informou que falta um tópico do Capítulo 2-Perfil Institucional para escrever e tem a previsão de finalizar até o final desta semana. O texto do capítulo 5- Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional, também atribuído a CT1 foi concluído. A CT2, responsável pelo capítulo 3- Organização Administrativa e Governança, conseguiu finalizar a escrita do documento. A CT3 informou que tem entre 85% e 90% do trabalho concluído, necessitando de um pouco mais de uma semana para finalizar (previsão de entrega 17/05). Faltando desenvolver um tópico sobre Cenário Ambiental e outro sobre os Desafios e Perspectivas do Ensino Superior. A liderança da CT3 informou também que a parte de objetivos estratégicos não será entregue no momento, pois será necessário ter uma ideia do todo, de forma que os objetivos estejam alinhados aos que foram propostos pelas demais comissões. A CT4, responsável pelo capítulo 7 - Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Capítulo 8 - Políticas de Atendimento ao Discente, também já finalizou as atividades da comissão, alertaram que o texto dos capítulos ficou longo, mas não se sentiram a vontade de realizar os cortes nesse momento, preferindo deixar a cargo da comissão de sistematização. A CT5 informou que está com 85% do trabalho concluído, necessitando de mais uma semana para finalizar a redação e fazer uma leitura mais fina do documento. E por fim a CT6 informou que necessitará de mais duas a três semanas para finalizar as atividades. O tópico sobre a Infraestrutura precisará passar por uma análise da gestão superior, no que tange a agenda de intervenções, e alguns outros tópicos pontuais precisam de mais participação/validação dos setores responsáveis da universidade, a exemplo do Delogs. Uma sugestão para o próximo PDI é que fosse obrigatória a participação dos chefes dos setores nas comissões que forem abordar as áreas de sua atuação.
Após o relato das comissões, alguns encaminhamentos foram feitos sobre a próxima etapa de organização e montagem. Ficou definido que na medida em que os textos estiverem finalizados, as lideranças das comissões devem encaminhá-los para a CPDI por email cpdi.proplan@ufrpe.br, que irá juntar os textos em um único documento até a próxima reunião. Com base nos relatos feitos ficou acordado que as comissões que estão terminando os trabalhos terão mais duas semanas, encaminhando os textos até o dia 18/05/2021, para que sejam inseridos ao documento antes da reunião.
Também foram definidos 2 grupos de trabalho que ficarão responsáveis pela escrita dos capítulos sob responsabilidade da comissão executiva:
Grupo de Trabalho | Capítulo |
Prof. Luciano, Profa. Katya, Prof. Moisés, Prof. Luiz Maia | Cap. 1 – Introdução (sugestão: último a ser escrito) |
Prof. Romilson, Rafael, Joana e Profa. Renata Oliveira | Cap. 13 - Processo de Monitoramento, Controle e Revisão do PDI 2021-2030 |
Por fim foram discutidos alguns pontos importantes para a etapa de Consulta Pública (prevista para Julho). Retomou-se o ponto de fazer um grupo de trabalho para organizar como será a apresentação do PDI para determinados atores e se reforçou a necessidade de intensificar a comunicação, nesta fase, com a comunidade universitária, como foi feito na abertura. Houve a sugestão de realizar encontros para debater cada capítulo.
Outros encaminhamentos:
- As comissões que ainda não enviaram listagem para emissão de portaria devem encaminhar a lista com os nomes, Siape e/ou e CPFs dos participantes para a CPDI.
- Próximo encontro: 19/05/2021 às 14h
Acesse a gravação da reunião de 05/05/21 por aqui
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