A Comissão Executiva para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRPE se reuniu na manhã desta quinta feira, dia 09/04/2021, para debater sobre os seguintes pontos de pauta:
1. Alinhamento entre as questões do IPÊ e questões do PDI – Na ocasião a PROPLAN relatou a preocupação que chegou a ela pelo diretor do IPÊ para que se tivesse um alinhamento prévio entre os objetivos e metas traçados no PDI com os temas relacionados ao IPÊ (Inovação, Pesquisa e Tecnologia, Empreendedorismo, Internacionalização e Parcerias). O IPÊ informou que teria as sextas feiras a tarde disponíveis para caso alguma comissão do PDI necessite conversar. Ressaltou-se da importância de ter pessoas das mais diversas áreas nas comissões e sempre tomar o cuidado de ao estabelecer os objetivos e metas procurar os setores envolvidos para que esses objetivos sejam factíveis e que tenham uma maior possibilidade de serem executados.
2. Relato das comissões temáticas – Em seguida as seis Comissões Temáticas (CT) fizeram um relato, através de suas lideranças sobre o andamento das ações na comissão e a escrita do documento. A CT1 de Perfil Institucional e Avaliação reportou que no capítulo de avaliação institucional já estão terminando os últimos detalhes do texto e que no capítulo de perfil institucional estão aguardando o recebimento de alguns textos para finalizar. Comentaram também da necessidade de fazer alguns ajustes na estrutura do capítulo para evitar sobreposições. A CT2 de Organização Administrativa e Governança também informou que estão na fase de finalização dos textos, no final do mês farão uma reunião para uma leitura coletiva e do dia 30 de abril conseguirão apresentar o documento. A CT3, de Planejamento Estratégico e Cenários, informou que o andamento das atividades está um pouco atrasado. A Comissão já conseguiu revisar a Identidade Organizacional (Missão, Visão e Valores) e a Análise ambiental (SWOT), mas ainda precisa avançar no Mapa Estratégico e nos Cenários. Desta forma possivelmente ao final de abril a comissão entregará versões preliminares dos capítulos 4 e 6 e necessitará de uma ampliação do prazo para finalizar. Com relação ao Mapa Estratégico comentou-se também que será necessário observar os objetivos traçados pelas demais comissões para que os objetivos estratégicos do mapa estejam articulados. A CT4 do PPI e da Política de Atendimento ao Discente, também informou que os textos estão bem adiantados, mas alertou que alguns textos estão muito aprofundados, tendo seções com mais de 60 páginas e a subcomissão que escreveu defende que não sejam feitos cortes. Nesse sentido sugeriu-se que poderia ser feito um documento a parte com todo o conteúdo e o PDI poderia ter um hiperlink para este documento, também propuseram que algum representante desta subcomissão participasse da comissão de sistematização do PDI. Ainda no relato da CT4 comentou-se da necessidade de uma revisão da seção que foi escrita por parte de algum professor da Pós Graduação, mas envolvido com a gestão, e a Professora Ana Lícia se predispôs a auxiliar. A CT5 de Gestão Institucional e Gestão de Pessoas relatou que já teve bons avanços na escrita do texto e que na próxima semana tem três encontros marcados para ver as versões finais dos textos apresentados pelos subgrupos. Alertou, contudo que estão com dificuldade nas seções sobre comunicação, que os membros da comissão não tem comparecido aos encontros, e sobre a seção de terceirizados que está aguardando uma indicação do DELOGS. Por fim a CT6 relatou que se dividiram em 5 grupos de trabalho alguns grupos estão com os textos mais avançados do que outros e tem uma próxima reunião no dia 14/05 que esperam receber os textos mais estruturados dos subgrupos. Mas também se comentou sobre a preocupação com o prazo para finalização do texto no final de abril.
Outros Tópicos:
- Cronograma: Sobre o cronograma, a comissão Executiva entende que estamos passando por um período adverso, de pandemia, mas preferiu-se não estender o prazo para elaboração dos textos no momento, mantendo o prazo de 30 de abril. Na próxima reunião a partir do que for apresentado pelas comissões temáticas o cronograma poderá ser ajustado.
- Ajuste PDI 2013-2020: Outro tópico debatido na reunião foi com relação a um ajuste que precisaria ser feito no PDI anterior, que não incluiu o Programa de Pós Graduação de Entomologia, para uma demanda da CAPES. O que sugeriu-se foi que a Comissão Executiva fizesse um documento informando que no PDI 2013-2020 não constou o programa por alguma razão e que estamos elaborando um novo PDI e que certamente irá constar esse programa e essa demanda da CAPES.
- Capítulos de Introdução e Monitoramento: Por fim, conversou-se sobre os capítulos de introdução e de monitoramento que precisarão ser escritos pela comissão Executiva, mas preferiu deixar para fazer concomitante com o processo de organização e montagem. A CPDI vai pesquisar outros PDIs para ver como abordam o monitoramento e revisão do PDI.
A data da próxima reunião será no dia 05/05/2021 às 14h.
Links:
Gravação da Reunião 09/04
Slides de Apresentação
Authentic Nike Sneakers | Women's Designer Sneakers - Luxury Shopping